top of page

15 anos de sucesso!

o evento

São 15 anos de sucesso e muita gente sequer sabe bem do que se trata!

Cutelaria, termo de estranha sonoridade, é a atividade de produzir, por meios artesanais ou industriais, instrumentos de corte – ferramentas simples, mas indispensáveis ao cotidiano da humanidade. De um mero cortador de unhas, passando por todas as facas e espadas no mundo, terminando por uma foice, machado ou serra, não importa, tudo é cutelaria.


Paradoxalmente, num mundo em que quase todo objeto é produzido industrialmente, é a cutelaria artesanal que mais tem chamado a atenção de usuários, técnicos, colecionadores e apreciadores em geral. Disso advém um número cada vez mais expressivo de artesãos cuteleiros que, na interminável busca do trabalho perfeito, atendem a toda uma gama de consumidores interessados em peças de todos os tipos, sejam para uso na cozinha, no churrasco, no lazer ou mesmo apenas pelo prazer de colecionar lâminas que, além de simplesmente cumprirem uma função, chegam a um nível estético próprio das artes plásticas!


E não só de criações artesanais vive o Salão que, desde 2009, investe também na cutelaria comercial, apresentando aos visitantes o melhor da indústria nacional e estrangeira.


opções para todos os gostos, das mais simples e de preços acessíveis até as sofisticadas, artísticas e colecionáveis. Também é possível conhecer e adquirir máquinas, ferramentas e demais suprimentos que envolvem a atividade.


Cuteleiros de todo Brasil e atrações internacionais expõem no Salão Paulista de Cutelaria, o evento mais tradicional desse segmento no Brasil.

Venha participar!

Organização

Silvana.jpg

Silvana Mouzinho

  • Instagram
www.png

Fundadora e organizadora do Salão Paulista de Cutelaria

Além do “Salão Paulista de Cutelaria”, o mais tradicional evento do país, ela organiza também os agradáveis encontros mensais, “Conversa Afiada”, que acontecem em São Paulo todo último sábado do mês e, em parceria com o também Cuteleiro Milton Hoffmann, organizam o “Salão Brasiliense de Cutelaria”.


Sua história na cutelaria começa em 1995 na área comercial de uma empresa paulistana, importadora de cutelaria europeia e norte americana, a “Old West”. Ali teve seu primeiro contato com os fornecedores e público, quando percebeu, ainda que fosse um universo quase que exclusivamente masculino, que com a dose certa de ousadia e coragem, também havia lugar para mulheres.


Abraçando o desafio e seguindo a empreitada, em 2002 fez um curso de cutelaria e lançou suas primeiras peças, já com a marca Silvana Art Knives, através da Knife Company, um “site” pioneiro que trazia um “mix” de conhecimento e  venda de facas & afins. Seguiram-se nesse mesmo ano, sua participação em dois eventos de importância na cutelaria brasileira, o 1º Magnum Show e do 3º São Paulo Knife Show.


Buscando sempre aprimorar seu trabalho, divulgá-lo e trocar experiência com outros profissionais tem participado desde 2003 do Blade Show em Atlanta-GA – EUA, evento norte-americano de projeção mundial.


É também uma das vinte mulheres que compõe o capítulo "Toque Feminino" no livro Art Knives II de autoria de David Darom e participa também do Legacy of Steel, obra de Michel Guender e Leando Pazini.

Em 2021 Silvana foi uma das participantes da 4ª temporada do programa “Desafio sob Fogo - Brasil e América Latina”, realizado pelo History Channel.

bottom of page